• Festinha infantil temática e educativa- Leia mais…

  • Brinquedo para crianças e adultos também: LEGO - Leia mais…

  • Criatividade na cozinha! Torne seus pratos mais nutritivos e saborosos para as crianças- Leia mais…

  • Decoração chique, limpa e funcional, ideias para sua casa - Leia mais…

  • "Cada coisa em seu lugar", o melhor das Quintas em Casa - Leia mais…

  • " />

    Decoração chique, limpa e funcional, ideias para sua casa - Leia mais…

quarta-feira, 17 de março de 2010

Entre irmãos - Sua Casa

Essa foi a primeira reportagem que eu fiz para a Coluna Sua Casa da AT Revista em 28 de fevereiro de 2010, a foto é de Davi Ribeiro



Em meio a tapas e beijos, o relacionamento entre irmãos sempre rende boas histórias de amor e amizade. Essa relação tende a ficar ainda mais estreita quando eles passam a compartilhar algo mais importante que seus brinquedos: o próprio quarto.


Dividir esse espaço não é nada fácil. Quanto maior a diferença de idade, maior a dificuldade. E quando se trata de um casal de irmãos, os problemas ainda são mais complicados. Na hora de planejar o dormitório, cada um quer colocar seu estilo pessoal na decoração. Com tantas diferenças, é praticamente um consenso ­ para pais e decoradores ­ dividir o ambiente ao meio.

A designer de interiores Ana Takahashi, de Guarujá, observa que os jovens de hoje estão mais independentes e até mais individualistas. Ainda mais quando se trata do quarto, o lugar da casa mais importante para crianças e adolescentes. "Eles sentem necessidade de ter seu próprio cantinho. E esse espaço deve oferecer condições para que executem suas tarefas, relaxem e brinquem".

Como cada um dos irmãos tem um gosto e uma forma de organização, o ideal é encontrar na decoração um tema que seja comum a eles. De preferência, algo unissex e atemporal. Para não errar, é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

Idades diferentes: Quanto maior a diferença de idade entre os irmãos, mais importante vai ser, para cada um, a divisão do ambiente. Um adolescente necessita de privacidade, já uma criança pequena quer um lugar para brincar e para guardar seus brinquedos.
Espaço físico: o ideal para toda criança ou adolescente seria ter um quarto só seu, mas isso nem sempre é possível, principalmente por causa dos imóveis modernos, bem mais compactos. A designer de interiores Claudia Simões, da Home Decor, de Santos, ressalta que, com espaços menores, diminuir a quantidade e o tamanho dos móveis é uma opção. Camas em níveis, bicamas ou beliches são uma solução para ganhar espaço.
Divisão exata: "Crianças não admitem uma divisão de espaços desigual, isso seria um grande motivo para brigas", afirma Claudia. É interessante que haja um armário, gavetas e uma bancada para cada um. E fundamental que os móveis sejam iguais para os dois irmãos. Os acessórios de decoração é que devem dar um toque pessoal.


MENINOS E MENINAS
Um dos maiores problemas na hora de decorar um quarto dividido por irmãos de sexos diferentes são as cores. Culturalmente, as pessoas acreditam que os meninos gostam de azul e as meninas, de rosa. O arquiteto e estudioso em cores João Carlos de Oliveira César, de São Paulo, explica que, independentemente do rosa ou do azul, o ambiente precisa de diversidade cromática. Para ele, é necessário fazer uma associação com a natureza e evitar cores muito claras como branco, rosa ou bege. "Priorizar elementos que facilitam a concentração é essencial para crianças em idade escolar".


Veja alguns toques:


Cargas psicológicas: as cores transmitem sensações. Tons frios, como o azul, usados em excesso, induzem sentimentos de introspecção, o que pode ser um problema para crianças tímidas ou com dificuldade de relacionamento. Um recurso utilizado em escolas e hospitais para transmitir segurança é deixar o chão sempre um tom mais escuro que as paredes. "Isso serve como um referencial de limite, faz com que as pessoas fiquem mais relaxadas, por se sentirem mais seguras", explica o arquiteto.

Crianças pequenas: no quarto delas, as cores fortes são uma excelente escolha, pois além de divertir ainda estimulam os sentidos e fazem com que não se cansem do local. Mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente, pois cores vivas, como o vermelho e amarelo deixam as crianças ainda mais agitadas.

Pré-adolescentes: para este caso, João Carlos explica que os tons vibrantes devem ser usados com moderação. Por isso, ter vários objetos no quarto é a saída para que eles fiquem mais relaxados e consigam permanecer por mais tempo em um mesmo espaço. Para os acessórios não existem muitas regras. Eles servem para complementar a decoração e ainda têm a vantagem de ser facilmente substituídos. Roupas de cama, cortinas e almofadas devem ser trocadas regularmente para renovar o ambiente.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails