• Festinha infantil temática e educativa- Leia mais…

  • Brinquedo para crianças e adultos também: LEGO - Leia mais…

  • Criatividade na cozinha! Torne seus pratos mais nutritivos e saborosos para as crianças- Leia mais…

  • Decoração chique, limpa e funcional, ideias para sua casa - Leia mais…

  • "Cada coisa em seu lugar", o melhor das Quintas em Casa - Leia mais…

  • " />

    Decoração chique, limpa e funcional, ideias para sua casa - Leia mais…

domingo, 4 de abril de 2010

A madeira invadiu o banheiro


Quando surge uma dúvida na escolha do acabamento ideal, a madeira é sempre uma boa pedida. O material imprime um ar nobre e aconchegante aos ambientes, sem nunca sair de moda. A boa notícia é que, contrariando o que muita gente imagina, o revestimento pode ser aplicado também no banheiro. "Usar a madeira em áreas molhadas é muito comum na Europa, mas no Brasil ainda encontramos resistência. O segredo é escolher madeiras especificas para este local e protegêlas", explica a arquiteta Caroline Bollmann.

As recomendadas
O ideal é optar por madeiras mais duras e resistentes que suportem bem a água e a umidade, como cumaru, ipê, jatobá, itaúba, garapeira e teca. "Estas madeiras possuem alta durabilidade, pois apresentam pouca variação de densidade mesmo que percam ou ganhem umidade", ressalta a designer de interiores Andréa Vivas. Porém, é imprescindível protegê-las com impermeabilizantes.


A preparação
Tão importante quanto a escolha é ficar atento à correta instalação e impermeabilização das peças. "A madeira necessita de cuidados especiais na sua preparação. Esta etapa é fundamental para se obter um bom acabamento", ressalta Jose Henrique Souza Santos, do setor de vendas da Arte Madeiras.
O material deve estar totalmente seco antes de receber o acabamento, as manchas de óleo ou gordura devem ser removidas com solvente e é imprescindível efetuar rigoroso lixamento com lixa de grão adequado. "Esse processo é essencial para a preparação do substrato, pois só depois desta etapa que o acabamento atinge seus dois objetivos: proteger a madeira e destacar sua beleza natural", ressalta Santos.
Ainda antes do acabamento, deve-se remover por completo o pó com pano seco ou levemente úmido e preparar a superfície com uma demão de selador ou primer específico que evitará que a madeira absorva tinta demais. Só após estas etapas, a madeira está pronta para impermeabilização com verniz e resinas específicas ou ainda tinta à base de poliuretano.

Portal Casa e Cia

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails