A poética do espaço da cidade, marcado por suas contradições e diferentes realidades sociais, é apresentada através dos trabalhos de artistas de Santos e de São Paulo. O tema focaliza um espaço da cidade em que ocorre o encontro entre pessoas de diversas realidades.
Na calçada acontece o encontro entre pessoas que apesar de seguirem a mesma rota, vão de encontro a destinos às vezes muito diferentes. Em uma esquina, algumas mesas de bar, em outra, um vendedor ambulante. Mais para frente, um grupo de garotos conversando e dois passos para o lado, uma senhora varrendo seu pedaço. Os muros, as grades, as lanças, denunciam a insegurança sentida por uma grande parcela da população que constrói seus castelos imaginários em busca de tranqüilidade.
Assim, esse espaço fornece elementos que possibilitam abranger a diversidade de estilos dos artistas participantes e, ao mesmo, tempo fornece um leque amplo de situações a serem trabalhadas e discutidas. Abraçar essa diversidade se faz necessário e essencial quando há a opção pelo trabalho em intercâmbio. Os artistas participantes são de diversos locais, de realidades sociais diferentes e têm formações, às vezes, muito diferentes.
Veja mais em www.sescsp.org.br, www.ericobomfim.com.br
(Fotos: Grupo O.P.N.I)
Nenhum comentário:
Postar um comentário