• Festinha infantil temática e educativa- Leia mais…

  • Brinquedo para crianças e adultos também: LEGO - Leia mais…

  • Criatividade na cozinha! Torne seus pratos mais nutritivos e saborosos para as crianças- Leia mais…

  • Decoração chique, limpa e funcional, ideias para sua casa - Leia mais…

  • "Cada coisa em seu lugar", o melhor das Quintas em Casa - Leia mais…

  • " />

    Decoração chique, limpa e funcional, ideias para sua casa - Leia mais…

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desperdício de água na construção civil

Existem algumas áreas em que, para os edifícios serem construído, é necessário fazer o rebaixamento do lençol freático.
É um procedimento comum, durante a construção. O problema é que uma enorme quantidade de água limpa é descartada. Em alguns casos proporciona muitos transtornos a quem passa pelo local.





Seria muito melhor para os pedestres e para o Meio Ambiente se as construtoras armazenassem essa água para lavar resíduos das obras, por exemplo.
Alguns prédios, aqui em Santos, fazem todos os dias a drenagem da água subterrânea. Milhares de litros são jogados nas sarjetas. E é comum ver alguém tomando um banho quando algum carro passa pela rua...


Embora imprópria para o consumo humano as águas de lençóis freáticos, geralmente não são poluídas e podem ser armazenadas em uma espécie de caixa d'água. Esse reservatório poderia abastecer as descargas dos apartamentos, lavar áreas internas, calçadas, regar jardins, entre outras aplicações.
Com a implantação do sistema, pode-se poupar de 30% a 50% da água encanada proveniente de empresas de abastecimento. Essa vantagem, acrescida de incentivos municipais, pode anular o custo de instalação do sistema e proporcionar economia de dinheiro para os condomínios e preservação da água.
Em cidades como Curitiba e Goiânia algumas leis já estão sendo discutidas para incentivar o reaproveitamento de água. Mas, para na construção civil pouca coisa se tem feito.

2 comentários:

Ricardo Barbara disse...

Olha! Ficou legal esse blog hein! xD
Boa sorte com ele!!!

Anônimo disse...

Continue a sonhar...

Related Posts with Thumbnails